Arruda acerta ao apontar acordo de reajuste da água pelos próximos seis anos

Desde 2011, a Sanepar, estatal de saneamento do Paraná, reajustou a tarifa em mais de 135%

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap Economia Saneamento

Alexsandro Ribeiro
1 minutos

“Pelo que me consta, estabeleceram o aumento das tarifas de água pelos próximos seis anos. Foram oito anos de aumento”, disse o candidato do MDB ao governo do Paraná, João Arruda, durante o Fórum de Gestão Pública organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

A afirmação está correta, apurou o Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública, feito no Paraná em parceria com o Livre.jor. Em 2017, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar) aprovou em assembleia a revisão da tarifa de água por oito anos.

Conforme o documento que homologa a decisão, datado de 12 de abril de 2017, foi estabelecido um “índice de reposicionamento tarifário de 25,63%”.

Ficou estipulado que tal percentual seria dividido em uma primeira parcela de 8,53% em 2017, somado de sete parcelas anuais de 2,11% até 2024, “acrescidas da correspondente correção financeira e da correção econômica, a qual se dará pela aplicação da taxa média ponderada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic)”.

Portanto, João Arruda está certo: serão mais seis anos de aumento, totalizando oito anos de reajustes seguidos.

Em 2018, o reajuste aprovado pela empresa foi de 5,12%, que segundo a Agepar compreende o reajuste tarifário anual somado da parcela da revisão tarifária de 2017.

Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas
Cida Borghetti - PP
Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas

Governo computa gasto com servidores, Hospital Militar e programa Leite das Crianças para atingir os 12% exigidos pela Constituição Federal

Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto
João Arruda - MDB
Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto

Redução do ICMS não garante que o custo ao consumidor irá cair na mesma proporção, pois atravessadores podem aumentar margens de lucro

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior
Ratinho Júnior - PSD
Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior

Ao apresentar suas propostas para incrementar o turismo no Paraná, o candidato resvalou num dado simples: Latam tem vôos frequentes de Lima para a cidade

PR Candidatos - Paraná