Cida Borghetti diz que porto administrado por seu governo é o “mais eficiente”, mas não comprova

Governadora do Paraná sacou a afirmação da cartola durante o Fórum de Gestão Pública, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap)

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap Desenvolvimento Economia Transporte

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“O Porto de Paranaguá é o mais eficiente do Brasil”, disse a governadora e candidata a reeleição Cida Borghetti, do PP.

O Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, questionou a assessoria sobre os parâmetros que usou para definir a eficiência do porto paranaense frente a outros do país.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que regula o setor, não dispõe de uma metodologia definida para ranquear a eficiência dos portos.

Segundo a autarquia, existe apenas um índice “que avalia, por meio de indicadores, a eficiência e a qualidade da gestão ambiental”, que é o Índice de Desempenho Ambiental (IDA). Nele, o Porto de Paranaguá ocupa o primeiro lugar na lista de portos em 2017, com 98,58%, seguido por Itajaí (SC), com 97,42%, e São Sebastião (SP), com 93,88%.

Na outra ponta, segundo o Anuário Estatístico da Antaq, o Porto de Paranaguá ficou em terceiro lugar no ranking de movimentação de carga dentre os portos públicos, ficando atrás do Porto de Santos, em São Paulo, e do Porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

A mesma colocação se repete no levantamento dos seis primeiros meses deste ano, em que o Porto de Paranaguá ocupa o terceiro dentre os portos públicos, e o quinto no ranking geral em movimentação de cargas em todo o país.

Por isso, a frase foi classificada como “Discutível”

Governadora discorda

Segundo a assessoria de Cida Borghetti, Paranaguá apresentou aumento de 13% no volume de cargas em 2017, “superior a todos os cinco maiores portos do Brasil”. Mas, segundo a Antaq, os portos de São Francisco do Sul (SC, com 16,7%) e Santarém (PA, com 67%) tiveram crescimentos superiores. Além disso, mesmo com o aumento, o porto de Paranaguá foi indicado no anuário da Antaq como terceiro em volume de cargas.

A assessoria de Cida Borghetti disse ainda que, apesar de não existir referencial técnico da Antaq, “estudo técnico de benchmark desenvolvido pela própria Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que os berços de atracação do Porto de Paranaguá têm uma prancha de produtividade (termo técnico portuário que faz referência à eficiência) sempre igual ou superior aos demais portos concorrentes do Brasil”.

 

Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas
Cida Borghetti - PP
Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas

Governo computa gasto com servidores, Hospital Militar e programa Leite das Crianças para atingir os 12% exigidos pela Constituição Federal

Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto
João Arruda - MDB
Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto

Redução do ICMS não garante que o custo ao consumidor irá cair na mesma proporção, pois atravessadores podem aumentar margens de lucro

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior
Ratinho Júnior - PSD
Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior

Ao apresentar suas propostas para incrementar o turismo no Paraná, o candidato resvalou num dado simples: Latam tem vôos frequentes de Lima para a cidade

PR Candidatos - Paraná