Cida Borghetti usa dado aleatório para dimensionar o agronegócio no Paraná

Candidata do PP afirmou que o setor responde por mais da metade do Paraná, mas não especifica o parâmetro

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap Agricultura Agronegócio Economia

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“[O Paraná é] Um estado [em] que 60% é agro[negócio]”, afirmou a governadora Cida Borghetti (PP).

O Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor  – perguntou à candidata à reeleição a que ela se referiu quando sacou o percentual durante o 2º Fórum de Gestão Pública da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Se ela se referia a participação do setor no Produto Interno Bruto do estado, exagerou. Se falava da ocupação territorial, subestimou. Mas o chute da governadora não mirou nenhum dos dois.

A assessoria da pepista afirmou que “dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) mostram que a agropecuária representa mais de 25% da economia de 240 cidades do Paraná. O número representa 60,15% do total de municípios (399)”.

Com isso, Cida Borghetti argumentou que é a produção rural que puxa o desempenho econômico local.

Porém, a Agropecuária respondeu por 9% da formação de riquezas geradas no Paraná, segundo o próprio Ipardes – a maior fatia, pouco mais de 50%, cabe aos setores de Negócios e Serviços. O agronegócio gera um terço do PIB paranaense, segundo o governo que a própria Borghetti comanda.

A prévia do Censo Agropecuário 2017 informou que o Paraná tem 305 mil estabelecimentos agrários que, somados, ocupam 14 milhões dos cerca de 20 milhões de hectares do estado. A maior parte do território rural (43%) é ocupado por lavouras, seguido de pastagens (27%).

A frase foi classificada como “Sem Contexto”.

Candidata discorda

Ao ser informada de que sua afirmação foi considerada discutível, a governadora discordou. “A governadora não faz referência ao PIB do setor. A afirmação está relacionada ao número de cidades (240 ou 60,15% do total de municípios paranaenses) em que a agropecuária representa mais de 25% da economia local”. “São cidades em que a produção rural puxa o desempenho econômico, movimentando inclusive os demais setores”, argumentou a assessoria da pepista.

Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas
Cida Borghetti - PP
Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas

Governo computa gasto com servidores, Hospital Militar e programa Leite das Crianças para atingir os 12% exigidos pela Constituição Federal

Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto
João Arruda - MDB
Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto

Redução do ICMS não garante que o custo ao consumidor irá cair na mesma proporção, pois atravessadores podem aumentar margens de lucro

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior
Ratinho Júnior - PSD
Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior

Ao apresentar suas propostas para incrementar o turismo no Paraná, o candidato resvalou num dado simples: Latam tem vôos frequentes de Lima para a cidade

PR Candidatos - Paraná