Doutor Rosinha exagera ao dizer que metade dos estudantes abandonam estudos no ensino médio

O candidato do PT ao governo do Paraná, Doutor Rosinha, falou sobre educação durante o 2º Fórum de Gestão Pública da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap)

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap educação

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“Mais da metade dos meninos e das meninas que chegam no ensino médio… eles abandonam [os estudos]”, falou o candidato do PT ao governo do Paraná, Doutor Rosinha, durante o 2º Fórum de Gestão Pública da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

O dado citado por Doutor Rosinha veio, segundo a assessoria do candidato, “do estudo ‘Organização Curricular na Educação Básica’, que consta no caderno de debates da XII Conferência Estadual de Educação da APP-Sindicato, que utiliza números do IBGE e do Inep”.

O Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, pesquisou os dados consolidados do Censo Escolar de 2015, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo eles, a evasão no ensino médio em todo o Brasil foi de 11,2%. Pelo levantamento do Inep, “12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, respectivamente, evadiram da escola, de acordo com o Censo Escolar entre os anos de 2014 e 2015”.

 

 

O percentual está muito abaixo do que o apregoado pelo candidato do PT. No Paraná, a evasão foi menor que a média nacional, de 9% no ensino médio, segundo o Inep.

Ao olhar os dados consolidados do Censo nos últimos onze anos em termos nacionais, o que se percebe é uma queda na evasão em termos percentuais dentre os alunos do ensino médio, de 14,5% em 2007 para R$ 11,2% em 2015.

Por isso, a frase foi classificada como “Exagerada”

Candidato discorda do selo

Via assessoria, Doutor Rosinha argumentou que os dados foram compilados de um documento da APP-Sindicato, que representa os professores do Paraná, que por sua vez foi feito com base em números do IBGE e do Inep.

Segundo o candidato, a cartilha aponta que o índice de matrículas no Ensino Médio do Paraná é de 63,3% dos jovens de 15 a 17 anos, e que destes, 8,9% abandonam os estudos.

Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas
Cida Borghetti - PP
Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas

Governo computa gasto com servidores, Hospital Militar e programa Leite das Crianças para atingir os 12% exigidos pela Constituição Federal

Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto
João Arruda - MDB
Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto

Redução do ICMS não garante que o custo ao consumidor irá cair na mesma proporção, pois atravessadores podem aumentar margens de lucro

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior
Ratinho Júnior - PSD
Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior

Ao apresentar suas propostas para incrementar o turismo no Paraná, o candidato resvalou num dado simples: Latam tem vôos frequentes de Lima para a cidade

PR Candidatos - Paraná