General Theophilo erra número de desempregados no Ceará

Em entrevista em Quixadá, no Sertão Central cearense, o tucano afirmou que existem 70 mil desempregados no Estado, mas o número é quase sete vezes maior

desemprego Economia Trabalho

Rômulo Costa, Thays Lavor, Carolina Capelo
2 minutos

“Nós temos 70 mil, hoje, de desempregados [no Ceará]”, General Theophilo (PSDB) em entrevista à TV Monólitos, de Quixadá (CE), no último dia 15 de agosto.

O número de desempregados no Ceará é quase sete vezes maior que o citado pelo candidato do PSDB ao Governo, General Theophilo. O Truco nos Estado – projeto de fact-checking da Agência Pública realizado também no Ceará – checou os últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e observou que o Estado tem 472 mil pessoas sem trabalho ou emprego – e não 70 mil, como disse o tucano.

O levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi divulgado no dia 16 de agosto com dados referentes ao segundo trimestre deste ano.

Em números absolutos, o Ceará ocupa a oitava posição no ranking dos estados brasileiros com maior número de desempregados. Na região Nordeste, perde apenas para Bahia (1,1 milhão) e Pernambuco (710 mil).

A taxa de desocupação no Estado é de 11,7%. Esse número se refere ao percentual de pessoas desocupadas em relação àquelas em idade de trabalhar. Nesse índice, o Ceará está na 15º posição entre as demais unidades da federação.

Confira abaixo o mapa do desemprego, considerando valores percentuais em relação à população.

Os dados mais atualizados da Pnad, com base no segundo trimestre deste ano, foram divulgados um dia depois da declaração do candidato. No entanto, mesmo considerando os números do levantamento anterior, a afirmação do candidato tucano continua errada.

No primeiro trimestre de 2018, a quantidade de desempregados no Ceará era ainda maior do que agora – 522 mil pessoas, com taxa de desocupação de 12,8%. Número superior ao 70 mil citado por Theophilo. O candidato errou os números do desemprego no Estado e, portanto, a frase recebeu o selo “Falso”.

A assessoria de comunicação do candidato foi questionada sobre a fonte do número mencionado e foi informada sobre o resultado da checagem, mas não enviou resposta.

Ops, Aílton: foram R$ 130 milhões para saneamento básico no Ceará
Ailton Lopes - PSOL
Ops, Aílton: foram R$ 130 milhões para saneamento básico no Ceará

Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) da Sefaz aponta um gasto de pouco mais de R$ 130 milhões em 2017

Errou, General: Ceará tem 91 toneladas de esgoto não tratado por dia
General Theophilo - PSDB
Errou, General: Ceará tem 91 toneladas de esgoto não tratado por dia

O tucano inflou em muito os números ao dizer que são 91,4 bilhões de toneladas por dia em esgoto a céu aberto no Ceará.

Hélio Gois erra posição brasileira em ranking internacional de educação
Hélio Gois - PSL
Hélio Gois erra posição brasileira em ranking internacional de educação

Hélio se equivocou ao citar os números. Disse que o país ocupava a 73ª posição no ranking, quando a prova só foi aplicada em 70 países

CE Candidatos - Ceará