Portal da transparência desligado? Não, Arruda! Está no ar – ainda que com problemas

De janeiro a abril, dados de receitas e despesas não foram atualizados, mas outras áreas do site regulado pela Lei de Acesso à Informação funcionam normalmente

Contas do Estado Contas Públicas Transparência

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“O portal da transparência [do Governo do Paraná] está desligado desde janeiro”, disse João Arruda, candidato a governador do MDB, durante o debate realizado pela TV Bandeirantes no dia 16.

Mas o político errou, apurou o Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor. O site está ativo e online, embora com problemas.

Ainda que Arruda não tenha dito isso, é verdade que o governo comandado por Beto Richa (PSDB) e, depois, por Cida Borghetti (PP), deixou entre janeiro e abril deste ano de atualizar dados das receitas e despesas do estado.

Quando o usuário procura por dados detalhados da execução orçamentária, encontra apenas uma mensagem avisando que o governo trabalha num novo sistema integrado de finanças públicas.

“As informações referentes ao exercício de 2018 estarão indisponíveis até que sejam finalizados todos os testes de confiabilidade que garantam a correção e integridade dos dados divulgados”, diz o texto.

Segundo a assessoria da Secretaria da Fazenda, desde maio os dados agrupados de balanços e receitas vêm sendo publicados em formato PDF no portal. Será assim até que o sistema de busca esteja finalizado, informa a pasta.

Os dados do arquivo PDF (de difícil importação para planilhas) incluem a receita corrente líquida, despesas com pessoal e custeio. “Os arquivos estão disponíveis no Portal da Transparência por meio de relatórios bimestrais e quadrimestrais consolidados”, diz a nota.

Fora a área e pesquisa detalhada, outras áreas do portal – divulgação de licitações, remuneração de servidores, gastos com viagens, contratos firmados por entes públicos, preços registrados e várias outras informações da transparência ativa – funcionam normalmente.

A reportagem entrou em contato com o candidato para saber sua opinião sobre o selo apontado na checagem. Até o momento da publicação, a assessoria do candidato não havia se manifestado sobre a solicitação.

Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas
Cida Borghetti - PP
Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas

Governo computa gasto com servidores, Hospital Militar e programa Leite das Crianças para atingir os 12% exigidos pela Constituição Federal

Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto
João Arruda - MDB
Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto

Redução do ICMS não garante que o custo ao consumidor irá cair na mesma proporção, pois atravessadores podem aumentar margens de lucro

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior
Ratinho Júnior - PSD
Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior

Ao apresentar suas propostas para incrementar o turismo no Paraná, o candidato resvalou num dado simples: Latam tem vôos frequentes de Lima para a cidade

PR Candidatos - Paraná