Ratinho exagera ao comparar IDH do Paraná ao do Nordeste do Brasil

Apenas quatro municípios do estado têm Índice de Desenvolvimento Humano considerado baixo; 1,1 mil cidades nordestinas estão nessa situação

Desenvolvimento Direitos Humanos

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“Nós temos ainda no Paraná Índice de Desenvolvimento Humano próximo ao do Nordeste”, afirmou o candidato do PSD ao governo do Paraná, Ratinho Júnior, em debate promovido pelo jornal “Gazeta do Povo” nesta segunda-feira (21).

Segundo a assessoria do candidato, a frase tem como base dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes), do IBGE e do Atlas do Desenvolvimento Humano.

“Ainda que o Paraná tenha melhorado significativamente seus indicadores sociais, tenha um IDH alto e dois municípios com índice muito alto, ainda tem quatro cidades com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) menor que 0,599, ou seja, baixo”, argumentou a assessoria do candidato.

É verdade. Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (que o Ipardes cita como fonte em suas avaliações), quatro dos 399 municípios do Paraná têm IDHM considerado baixo: Doutor Ulysses (0,546), Cerro Azul (0,573), Laranjal (0,585) e Guaraqueçaba (0,587).

No entanto, nenhuma cidade do Paraná tem IDHM inferior a 0,499, considerado muito baixo pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD. Já no Nordeste há 14 municípios com Índices de Desenvolvimento Humano muito baixo. A situação mais grave é a de Fernando Falcão, no Maranhão, que tem IDHM de 0,443.

Visto de outra forma, 230 municípios do Nordeste têm IDHM menor que o de Doutor Ulysses, segundo o PNUD.

Ao todo, 1.113 municípios nordestinos – ou 62% dos 1.794 que compõem a região – têm IDHM baixo ou muito baixo. Como comparação, apenas 1% das cidades paranaenses têm IDHM considerado “baixo”.

Por isso, o Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito no Paraná em parceria com o Livre.jor – considerou exagerada a afirmação do candidato.

Candidato discorda – A assessoria de Ratinho Júnior disse que o candidato discorda que sua afirmação tenha sido exagerada, já que “existem no Paraná município com IDH próximo aos do Nordeste”.

Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas
Cida Borghetti - PP
Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas

Governo computa gasto com servidores, Hospital Militar e programa Leite das Crianças para atingir os 12% exigidos pela Constituição Federal

Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto
João Arruda - MDB
Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto

Redução do ICMS não garante que o custo ao consumidor irá cair na mesma proporção, pois atravessadores podem aumentar margens de lucro

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior
Ratinho Júnior - PSD
Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior

Ao apresentar suas propostas para incrementar o turismo no Paraná, o candidato resvalou num dado simples: Latam tem vôos frequentes de Lima para a cidade

PR Candidatos - Paraná