Ratinho Júnior diz que seu suplente votou contra ajuste fiscal. Não é verdade

Evandro Júnior, que substituiu o deputado e candidato durante sua licença para ser secretário de estado, votou a favor do projeto na terceira discussão dele na Assembleia Legislativa

Contas Públicas Economia

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“Meu suplente, na época [em que] era deputado, votou contra o ajuste fiscal”, disse Ratinho Júnior, do PSD, no debate da TV Bandeirantes entre os candidatos a governador do Paraná, ao responder pergunta do adversário Professor Piva (PSOL).

O psolista fez uma provocação sobre a votação de um pacote de ajuste fiscal proposto pela administração Beto Richa (PSDB) – de que Ratinho, deputado estadual, fazia parte como secretário do Desenvolvimento Urbano.

O candidato do PSD – respondeu que a bancada do PSC, partido ao qual à época era filiado e que ainda hoje controla no Paraná, teve liberdade para votar contra o governo. Evandro Araújo (PSC) substituiu Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa durante a licença dele.

A assessoria de Ratinho Júnior disse que a afirmação do candidato tem como base a lista de votação do projeto de lei de ajuste fiscal. Mas o Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito no Paraná em parceria com o Livre.jor – conferiu que isso não é verdade.

O projeto 212/2015 foi debatido pelos deputados em três sessões, como de costume. Na primeira e na segunda discussões, Evandro Araújo não votou, embora estivesse presente nas sessões. Mas, em 28 de abril, o controle de votos registra a aprovação do deputado Evandro Araújo à redação final do projeto de ajuste fiscal.

Candidato discorda – A assessoria de Ratinho Júnior disse discordar que a afirmação seja falsa. Segundo a nota enviada ao Projeto Truco, o candidato afirmou estar se referindo a outro projeto, que alterou as regras de funcionamento da Previdência dos servidores estaduais.

Nessa votação, afirma Ratinho Júnior, o suplente Evandro Araújo votou contra o que desejava o governo – o que é verdade.

No debate, entretanto, ele foi claro ao se referir ao projeto de lei que tratou do ajuste fiscal.

 

Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas
Cida Borghetti - PP
Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas

Governo computa gasto com servidores, Hospital Militar e programa Leite das Crianças para atingir os 12% exigidos pela Constituição Federal

Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto
João Arruda - MDB
Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto

Redução do ICMS não garante que o custo ao consumidor irá cair na mesma proporção, pois atravessadores podem aumentar margens de lucro

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior
Ratinho Júnior - PSD
Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior

Ao apresentar suas propostas para incrementar o turismo no Paraná, o candidato resvalou num dado simples: Latam tem vôos frequentes de Lima para a cidade

PR Candidatos - Paraná