Simone erra ao falar sobre aumento do número de mulheres encarceradas

Candidata do PSTU não especificou a fonte da informação, mas comparativo com fontes reputadas mostram que frase é errada

Segurança Pública em Pernambuco Segurança Pública

Helena Dias
2 minutos

“Aumentou muito o encarceramento de mulheres por conta do tráfico. Aumentou em mais de 600% o encarceramento de mulheres” – Simone Fontana (PSTU), em sabatina na Rádio Jornal, na terça-feira 7 de agosto.

Criticando as políticas públicas de segurança do governo Temer, em nível federal, e de Paulo Câmara (PSB) no estado, Simone Fontana (PSTU) citou um aumento no encarceramento de mulheres por tráfico de drogas sem especificar se o índice representa um panorama nacional ou estadual e nem dizer o período de tempo em que o número teve crescimento. Contatada, a assessoria da candidata afirmou que os dados fazem parte da “elaboração política do partido” e podem ser encontrados em suas redes sociais e site oficial, mas não precisou a origem dos dados.

Sem referência concreta por parte da assessoria, a equipe do Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito em Pernambuco em parceria com a Marco Zero Conteúdo –  checou a frase de Simone e atribuiu o selo “falso” à afirmação. Para chegar a esta conclusão, o Truco pesquisou nos bancos de dados do sistema penitenciário do país.

O índice mais próximo aos 600% citados pela candidata foi encontrado no Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – Infopen Mulheres 2014, que mostra um histórico de 2000 a 2014 em que a população carcerária feminina no Brasil aumentou 567%. O número nacional se aproxima do mencionado pela candidata, mas não se refere apenas ao tráfico de drogas e sim a todos os tipos penais, como homicídio e latrocínio. Ou seja, os 600% de aumento (em uma conta arredondada) não foram só em decorrência do tráfico, como disse Simone.

Independentemente do recorte geográfico ou temporal usado pela candidata, os dados oficiais mostram que não houve aumento de 600% no número de encarceramento de mulheres por conta do tráfico em qualquer circunstância.

Procurada para comentar o selo “Falso”, a assessoria de Simone respondeu apenas com um link para o Infopen Mulheres 2014, fonte já checada pelo Truco.

Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história
Paulo Câmara - PSB
Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história

Candidato do PTB comandou a pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro de 2015 e maio de 2016, durante o governo de Dilma Rousseff

Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco
Danielle Portela - PSOL
Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco

A candidata do PSOL criticou o governo por não pagar o valor mínimo previsto de R$ 2.455,35 a todos os professores do estado, mas não levou em conta a questão contratual

Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco
Armando Monteiro - PTB
Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco

O estado deixou R$ 1,5 bilhão de restos a pagar em 2017, 23,5% a mais que em 2016

PE Candidatos - Pernambuco