Afirmação que Paraná teria 720 escolas a menos desde 2010 está errada
Chico Camargo/CMC
MDB - João Arruda

Afirmação que Paraná teria 720 escolas a menos desde 2010 está errada

Candidato João Arruda se equivocou; em oito anos, número teve ligeira alta de 4%, com 9.462 escolas em funcionamento

educação Gestão pública

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“E quando se trata do Ideb, número de escolas no Paraná, nós tínhamos 6.588 escolas, hoje temos 5.862 escolas”, afirmou João Arruda, do MDB, durante sabatina na Casa do Estudante Universitário, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Paraná, no dia 3 de setembro.

Segundo o Censo Escolar dos últimos oito anos, em vez de perder escolas, o que houve no Paraná foi a abertura de 350 estabelecimentos de ensino na educação básica. Em 2010, de acordo com números do Inep, o estado contava com 9.112 escolas. Em 2017, esse número passou para 9.462, ou seja, um aumento de 4% em oito anos.

Com isso, a afirmação de João Arruda foi considerada errada pelo Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor. Procurada, a assessoria do candidato não informou a origem dos dados que embasariam a afirmação.


Verificando a base de dados do Inep, não foi possível chegar aos números apontados pelo candidato. Nenhum cruzamento com as informações disponíveis sobre o Paraná coincidiu com a suposta redução de  6.588 para 5.862 escolas.

Escolas estaduais – Se olharmos apenas os estabelecimentos que são administrados pelo governo do Paraná, a diferença dos números entre os dois períodos também aponta um aumento no número de locais de ensino, partindo de 2.134 escolas em 2010 para 2.148 em 2017.

A mesma variação positiva é vista junto aos números de estabelecimentos administrados pelo governo federal, que ampliou em 10 o número de escolas. Foram abertas 181 escolas municipais no período e, na iniciativa privada, mais 145 novos estabelecimentos nos últimos oito anos.

Menos escolas rurais –  Agora, quando o assunto são as escolas rurais, o Paraná experimentou um retrocesso. Caiu 21% a quantidade de desses estabelecimentos de ensino, segundo o Inep. Eram 1.688 mil escolas em 2010, ante 1.332 mil em 2017.

A maior parte das escolas rurais fechadas está na administração municipal, com perda de 322 estabelecimentos em oito anos, seguido da retração de 29 escolas estaduais e seis escolas privadas no campo.

Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná