Eduardo Leite acerta ao dizer que escolas públicas concentram 80% das vagas
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
PSDB - Eduardo Leite

Eduardo Leite acerta ao dizer que escolas públicas concentram 80% das vagas

Ao defender uma proposta para a educação básica, tucano alegou que baixa oferta em escolas particulares dificulta implantação de um programa para a “compra” de vagas nos moldes do Prouni, que contempla o ensino superior

educação

Bruno Moraes
2 minutos

“Na educação básica, […] são quase 80% [das vagas em escolas] públicas e 20% privadas”, Eduardo Leite (PSDB) para o Jornal do Comércio.

A implantação de escolas comunitárias para ampliar o acesso ao ensino é uma das propostas do candidato ao Palácio Piratini pelo PSDB, Eduardo Leite. Ao falar sobre o projeto em entrevista ao Jornal do Comércio, publicada em 10 de setembro, o tucano mencionou a baixa proporção de vagas na educação básica na rede privada para argumentar que não há oferta suficiente para que o governo “compre” vagas – como ocorre no ensino superior.

O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública, feito no RS em parceria com o Filtro Fact-checking – constatou que os percentuais usados por Leite foram arredondados, mas estão corretos.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) – Educação 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,5% dos estudantes da educação básica no Brasil estavam em instituições privadas no ano passado. O dado inclui crianças matriculadas em creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental e médio. Consequentemente, 81,5% estudaram na rede pública em 2017.

Leite está correto, portanto, ao afirmar que as escolas públicas concentram 80% das vagas no ensino básico – já que dados arredondados são considerados verdadeiros pelo Truco nos Estados.

A PNAD Contínua – Educação 2017 não apresenta dados discriminados por estado. Considerando a Região Sul, 17,1% dos estudantes da educação básica estavam matriculados em escolas particulares no ano passado – proporção que também se enquadra no arredondamento de Leite.

O tucano comparou a proporção das vagas na educação básica com o ensino superior, afirmando que “era algo em torno de 70% [em universidades] privadas e 30% públicas”. Conforme a PNAD Contínua da Educação, 74,2% dos universitários brasileiros estão na rede particular. Na Região Sul, eram 74,5%.

Baseado nesse dado, o ex-prefeito de Pelotas argumentou que não é possível criar, na educação básica, uma alternativa como o Programa Universidade para Todos (ProUni) – que financia vagas em instituições particulares de ensino superior – pois não há, segundo Leite, oferta suficiente para “comprar” vagas no ensino básico. Por isso, o tucano defende as escolas comunitárias como opção.

#leitegate: Eduardo Leite aumentou o IPTU em Pelotas, como diz Bandeira?
Mateus Bandeira - NOVO
#leitegate: Eduardo Leite aumentou o IPTU em Pelotas, como diz Bandeira?

Após discussões acaloradas em debates, candidato do partido Novo passou a divulgar nas redes sociais documentos sobre o tributo em Pelotas, sua cidade natal, que foi governada pelo candidato do PSDB, Eduardo Leite. Aumento do IPTU, no entanto, é discutível: em 40% dos imóveis, o imposto ficou menor

#leitegate: Eduardo Leite criou taxa do lixo no último dia de governo em Pelotas
Mateus Bandeira - NOVO
#leitegate: Eduardo Leite criou taxa do lixo no último dia de governo em Pelotas

Alvo de ataques do conterrâneo Mateus Bandeira, que concorre ao Piratini pelo partido Novo, candidato do PSDB sancionou lei que instituiu a taxa no último dia de seu mandato. Dois anos antes, Leite havia aberto mão do tributo em carta formal a vereadores

É fato: Rio Grande do Sul tem a maior proporção de idosos
Jairo Jorge - PDT
É fato: Rio Grande do Sul tem a maior proporção de idosos

Dado citado por Jairo Jorge (PDT) em plano de governo é de projeção do IBGE: população gaúcha é a mais envelhecida do Brasil, com 17,6% de pessoas acima de 60 anos – em seguida vêm Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná

RS Candidatos - Rio Grande do Sul