Ivan Bernardo erra ao dizer que governo Richa não criou Delegacias da Mulher

Foram criadas seis Delegacias das Mulher desde 2011, ano em que o ex-governador assumiu o Palácio Iguaçu.

Polícia Violência contra a mulher

Camila Abrão
2 minutos

O governo Beto Richa [PSDB] não fez delegacia da mulher“, disse Ivan Bernardo, do PSTU, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, no último dia 24 de agosto.

O Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, procurou o governo do Estado, que desmentiu a declaração do candidato do PSTU.

Segundo relação apresentada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foram criadas seis delegacias destinadas ao atendimento de mulheres durante a gestão de Beto Richa, que esteve à frente da administração de janeiro de 2011 a abril deste ano.

A Coordenadoria das Delegacias da Mulher foi criada em 2013 para padronizar os serviços de atendimento. Entre 2011 e 2016, foram criadas delegacias da mulher na região norte do estado nas cidades de Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho, em Francisco Beltrão no sudoeste, União da Vitória localizada no sudeste e em Cianorte no noroeste do Paraná. Portanto a afirmação de Ivan Bernardo foi considerada falsa.

Delegacias da Mulher – Atualmente, há 20 delegacias da mulher no Paraná (confira aqui a relação completa, com os telefones das unidades).

A Delegacia da Mulher investiga casos de feminicídio, lesão corporal, perigo de contágio venéreo, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal, ameaça, sequestro e cárcere privado, redução à condição análoga a de escrava, vias de fato, violação de domicílio, dano, assédio sexual, estupro, violação sexual mediante fraude, estupro de vulnerável, desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito (quando configurar, exclusivamente, quebra de medida protetiva de urgência determinada pelo Juízo), importunação ofensiva ao pudor e perturbação da tranquilidade.

Feminicídios no Paraná – Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018, dos 221.238 casos de violência doméstica — lesão corporal dolosa ocorridos no Brasil em 2017, 12.854 (quase 6% do total) foram registrados no Paraná. Segundo o levantamento, houve 21 feminicídios no estado em 2017; outras 180 mortes de mulheres foram registradas como homicídios.

Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas
Cida Borghetti - PP
Paraná tem cumprido gasto com Saúde, mas há divergência no Tribunal de Contas

Governo computa gasto com servidores, Hospital Militar e programa Leite das Crianças para atingir os 12% exigidos pela Constituição Federal

Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto
João Arruda - MDB
Arruda promete que menos imposto reduz preço do gás, mas repasse do desconto é incerto

Redução do ICMS não garante que o custo ao consumidor irá cair na mesma proporção, pois atravessadores podem aumentar margens de lucro

Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior
Ratinho Júnior - PSD
Aeroporto de Foz do Iguaçu recebe voo internacional, sim, Ratinho Júnior

Ao apresentar suas propostas para incrementar o turismo no Paraná, o candidato resvalou num dado simples: Latam tem vôos frequentes de Lima para a cidade

PR Candidatos - Paraná