França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Reprodução/TV Cultura
PSB - Márcio França

França erra taxa atual de crescimento da economia paulista

Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador

Economia

Anna Beatriz Anjos
2 minutos

“Hoje, SP está crescendo 6% ao ano.” – Márcio França (PSB), durante o programa Roda Viva, da TV Cultura.

Ao ser entrevistado no programa Roda Viva, o governador Márcio França (PSB) afirmou que a economia paulista cresce 6% ao ano. O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – verificou o número e constatou que é falso, já que o atual ritmo de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado é muito inferior ao citado pelo candidato.

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, é o órgão responsável por disseminar estatísticas socioeconômicas e demográficas sobre São Paulo, como, por exemplo, o PIB, que mede a geração de riqueza. De acordo com a entidade, os resultados definitivos do PIB são divulgados com até dois anos de defasagem. Por isso, os mais recentes dados a serem consolidados são referentes a 2015 – em novembro, serão publicados os indicadores de 2016.

Sobre 2017, existe uma projeção, que aponta crescimento de 1,7% da economia paulista durante aquele período, conforme informou a assessoria de imprensa da Seade. A fundação reforça que as informações são preliminares e sujeitas a revisão. Ainda assim, o número apresentado por França fica muito aquém do divulgado oficialmente.

O governador afirmou ainda que o PIB paulista evolui mais aceleradamente na comparação à média brasileira. Quando se trata de PIB nacional, a análise fica a cargo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja lógica de divulgação é similar à da Fundação Seade – portanto, 2015 é o último ano sobre o qual há dados fechados. As avaliações iniciais do IBGE apontam que, em 2017, o PIB do Brasil foi incrementado em 1%. De fato, esse é um aumento menor do que o registrado por São Paulo.

Questionada sobre a fonte do dado mencionado por França, sua equipe de comunicação respondeu apenas que “o crescimento nominal foi de 6%, considerando 4% de inflação e o PIB de 2,5%”, sem indicar a origem das informações. Para se aferir a variação de produtividade, contudo, o PIB nominal não é o indicador mais utilizado, já que leva em conta as oscilações de preços e serviços. Para essa finalidade, os órgãos governamentais privilegiam o PIB real, calculado a preços constantes, o que elimina os efeitos da inflação.

Márcio França exagera desconto em pedágios
Márcio França - PSB
Márcio França exagera desconto em pedágios

Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%

Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
João Doria - PSDB
Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito

Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil

João Doria usa informação falsa sobre contratação de guardas civis
João Doria - PSDB
João Doria usa informação falsa sobre contratação de guardas civis

Candidato do PSDB errou ao dizer que nenhum agente da GCM foi convocado após concurso na gestão de Fernando Haddad na prefeitura de SP

SP Candidatos - São Paulo